30 de abril de 2010

PARTIDOS POLÍTICOS: ALA LIBERAL

ALA LIBERAL – Na X Legislatura de 1969-1973, durante a chamada Primavera Marcelista, um grupo de deputados tomou assento na Assembleia Nacional, com a designação de «Ala Liberal», da qual fizeram parte os seguintes nomes:
Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro (1934+1980),
Francisco José Pereira Pinto Balsemão,
João Pedro Miller Pinto de Lemos Guerra (1912+1993),
João Bosco Soares Mota Amaral,
Joaquim Carvalho Macedo Correia,
Joaquim Jorge de Magalhães Saraiva da Mota (1935+2007),
Joaquim Germano Pinto Machado Correia da Silva,
José Gabriel Mendonça Correia da Cunha,
José da Silva,
José Pedro Maria dos Anjos Pinto Leite (1932+1970).
As “eleições” que levarem a Ala Liberal ao Palácio de S. Bento realizaram-se a 26 de Outubro de 1969 e a sessão inaugural teve lugar a 1 de Dezembro desse mesmo ano. Na Legislatura de 1973-1974 apenas José da Silva e Mota Amaral participaram nas actividades do parlamento.
Embora gozando de alguma autonomia no seio do grupo parlamentar da Acção Nacional Popular, a Ala Liberal, na realidade, nunca teve existência legal e jurídica, tendo subscrito em 1970 um projecto de revisão constitucional.
A Ala Liberal almejava ser o «porta-voz dos anseios e reivindicações de muitas centenas de milhares de portugueses», actuando como uma «nova força política não enquadrável».
Por isso foi um factor de crispação no interior do regime e origem de muitas críticas, na medida em que a sua presença foi incessantemente mal aceite pela extrema-direita.
A encenação de abertura, que para a direita do regime foi em demasia e contranatura, ficou aquém das expectativas criadas na sociedade civil e originou a demissão de alguns deputados, como Miller Guerra e Sá Carneiro, contribuindo ainda mais para o isolamento do Presidente do Conselho, e teve, certamente, papel relevante na génese do 25 de Abril.
A sua maioria dos seus elementos apareceu, posteriormente, como fundadores do PPD, logo após o 25 de Abril.
Ala Liberal-Centro-direita -Outubro de 1969-Miller Guerra , Sá Carneiro .Grupo de deputados da ANP

0 comentários:

Enviar um comentário