30 de abril de 2010

PARTIDO POLÍTICO: COMITÉ DE APOIO À RECONSTRUÇÃO DO PARTIDO (MARXISTA-LENINISTA):CARP (ML)

CARP (ML) – O Comité de Apoio à Reconstrução do Partido (Marxista-Leninista) era uma organização clandestina marxista-leninista-maoísta fundada em 1973, em Itália, que se reclamava como continuadora e legatária legítima do Comité Marxista-Leninista Português (CMLP).
Embora detido há muitos anos, Francisco Martins Rodrigues, “Chico Martins”, foi o seu ideólogo máximo, a partir da prisão de Peniche. Logo a seguir ao 25 de Abril funde-se com o Grupo «Luta Comunista», mantendo, contudo, a mesma denominação.
Como seu órgão teórico publica a LONGA MARCHA, e o jornal LUTA COMUNISTA, este a partir de 1974.
Estará na génese da UDP, criada em Dezembro de 1974 como frente eleitoral por junção informal com os grupos CCRML e URML.
Em Maio de 1975 fundiu-se definitivamente com os mesmos agrupamentos para criar a Organização para a Reconstrução do Partido Comunista (Marxista-Leninista).
Esta novel organização, ORPC (ML), por posterior fusão com o CMLP e OCMLP, decidida na conferência de Agosto de 1975, originou o Partido Comunista Português (Reconstruído), PCP (R), constituído em Dezembro de 1975, o qual foi formalmente dissolvido em Dezembro de 1992, e extinto de facto em Agosto de 2002, por acórdão do Tribunal Constitucional.
CARP(ML)-Extrema-esquerda maoísta -1973-Francisco Martins Rodrigues-Cisão do CMLP

0 comentários:

Enviar um comentário