Política XXI (PXXI) foi um partido político português socialista.
Fora fundado por antigos membros do PCP e do MDP/CDE.
Os seus membros vieram maioritariamente da Plataforma de Esquerda, grupo dissidente do PCP.
Quando a Plataforma de Esquerda assinou um acordo eleitoral autárquico com o PS, a ala esquerda do movimento, composta por Miguel Portas, Paulo Varela Gomes, Daniel Oliveira, Ivan Nunes abandonaram a direcção. Na Plataforma de Esquerda ficaram dirigentes como Pina Moura, Barros Moura, José Luís Judas e Mário Lino.
Os dissidentes juntar-se-iam ao MDP/CDE para formar a Política XXI.
A Política XXI concorreu às Eleições Europeias de 1994, sendo o cabeça de lista Ivan Nunes, então com 21 anos.
Em 1998 a Política XXI juntou-se ao Partido Socialista Revolucionário e à União Democrática Popular para formar o Bloco de Esquerda.
Já dentro do Bloco de Esquerda, abdicou do seu papel de partido político para passar a ser uma Associação política chamada Fórum Manifesto. A Associação edita a revista Manifesto que se encontra à venda em algumas livrarias do país, nomeadamente a livraria "Leitura" no Porto, e nas sedes do Bloco de Esquerda.
No seu campo político, o Fórum Manifesto manobra-se pela esquerda não-marxista e pela social-democracia de esquerda. Põe de lado os clássicos de Marx e Lenine, refutando-os com novos teóricos, filósofos, sociólogos, socialistas, etc. que valorizam o carácter cientifico do conhecimento.
0 comentários:
Enviar um comentário