27 de abril de 2010

PARTIDO OPERÁRIO DE UNIDADE SOCIALISTA:POUS

POUS
Partido Operário de Unidade Socialista 
O Partido Operário de Unidade Socialista (POUS), é um partido unipessoal trotskista português.
O POUS foi fundado por Aires Rodrigues e Carmelinda Pereira em 1976. Estas duas figuras criaram o partido para contestarem o rumo que o Partido Socialista seguia. Segundo eles, as linhas de orientacao deste partido estavam mais próximas dos partidos de direita do que dos partidos de esquerda.
Em 1994 o POUS passou a chamar-se Movimento para a Unidade dos Trabalhadores (MUT) em virtude da alteração da denominação, sigla e símbolo do partido, tendo sido em 1999 retomada a denominação, sigla e símbolos originários.[1]
Em 2001,Aniceto Barbosa assume a liderança deste partido.
Em 2009, Carmelinda Pereira é a única militante do partido, embora se admita que o partido tem diversos apoiantes não públicos em diversas franjas da sociedade portuguesa.
O POUS pertence ao Secretariado Internacional da Quarta Internacional (1993) (trotskista lambertista), uma das quartas internacionais existentes.
O POUS defende a ruptura com a União Europeia e a proibição dos despedimentos.
O POUS tem atraído poucos votos nas eleições a que concorreu. Nas eleições europeias parlamentares de 2009, o POUS foi o partido menos votado com 5 177 votos e 0,15%, menos de metade dos votos dos partido classificado imediatamente acima; embora tenha crescido relativamente aos votos (4 275 votos) que atingiu nas eleições europeias parlamentares de 2004 caiu 0,02% na percentagem de votos expressos

0 comentários:

Enviar um comentário