2 de maio de 2010

ARA: BRAÇO ARMADO DO PCP

ARA
A Acção Revolucionária Armada - ARA foi uma organização portuguesa criada pelo PCP cujo objectivo foi a luta armada contra a ditadura fascista.
Surgiu publicamente em Outubro de 1970 com a publicação de um comunicado em que reivindicava a sua primeira acção armada, em 26 deste mês, contra o navio Cunene, um navio de transporte utilizado na logística das guerras coloniais de Portugal em Angola, Moçambique e Guiné (Bissau,) e suspendeu a luta armada em 1 de Maio de 1973.
O levantamento da organização iniciou-se em Janeiro de 1966 com a deslocação a Moscovo e a Cuba de dois quadros do PCP, Rogério de Carvalho, membro do Comité Central daquele partido e de Raimundo Narciso, ambos a viver na clandestinidade em Portugal. Em 1964 o PCP fora vítima de uma cisão maoísta que acusava o Partido de revisionismo, nomeadamente por alegadamente ter "abandonado a via armada" da Revolução. A criação da ARA, foi muito longa e plena de vicissitudes decorrentes das difíceis condições de luta na clandestinidade.
A ARA foi responsável por várias operações de entre as quais se destacam a destruição de helicópteros e aviões dentro da base militar de Tancos ou a sabotagem ao COMIBERLANT - Comando Ibérico da Área Atlântica da NATO.

0 comentários:

Enviar um comentário